A turma 1502

A turma 1502

terça-feira, 5 de junho de 2012

História da Água Santa

Vamos conhecer um pouquinho da história do nosso bairro???


HISTÓRIAS DE ÁGUA SANTA
As histórias de todos os bairros podem ser contadas através de pesquisas em documentos antigos e, ou, pelo testemunho que ficou de pais para filhos e destes para os netos. Cada cidadão com mais de cinqüenta anos, por exemplo, deve ter na memória as histórias que ouviu de seus pais, avós, parentes e vizinhos mais antigos. Essas histórias podem nos levar a fatos ocorridos no decorrer de todo o século, o que já seria um documentário bastante esclarecedor, tendo em vista que faltam depoimentos e documentos sobre os nossos bairros. Sobre Água Santa, minha memória vai até os anos quarenta, da minha infância, mas ainda lembro algumas
histórias contadas pelos mais antigos.  


ORIGEM DO NOME
Há quem dê outra explicação para a origem do nome de Água Santa. Mas a que considero mais adequada e verdadeira é a que me foi contada por antigos moradores. A estrada da Covanca, que se pode ver em mapas antigos com a advertência de que era trafegável (não sei como), começava no final da rua Monteiro da Luz, junto à Água Mineral Santa Cruz, e subia o morro até ao "Barracão dos Presos", onde começava a descida para Jacarepaguá. Essa estrada era utilizada pelos tropeiros que vinham daquela região, onde ficavam as grandes fazendas e chácaras. Um desses tropeiros, desenganado pelos médicos por uma doença incurável no estômago, muito religioso, sempre parava para descansar no alto do morro, e rezava pedindo que sua doença fosse curada. Certo dia tomou da água de uma fonte e sentiu um grande alívio. Depois disso, passou a levar consigo um garrafão que enchia com a água daquela fonte e levava para casa.

Diz a lenda que ele ficou curado e acreditou ser um milagre da "água santa"

O BARRACÃO DOS PRESOS

Contam os antigos moradores que, no alto do morro, onde começa a "mata do governo", havia uma prisão. E que os presos que ali ficavam, foram usados para abrir as vias de acesso à Água Santa, como a Estrada da Covanca e as ruas Monteiro da Luz e Rua Brasil (hoje rua da Pátria). O trecho da rua Monteiro da Luz, que vai da rua Paraná até o "Largo do Abaixa" era uma ladeira acentuada (daí o nome abaixa) cujo barranco foi cortado com as picaretas dos presos.

UM CELEIRO DE CRAQUES

Água Santa teve grandes clubes de futebol e pode-se dizer que sempre foi um celeiro de craques. Os mais antigos falavam de times como o Tavares e o Violeta, que trouxeram grandes glórias para a região. A sede do Tavares ficava na rua Tavares (hoje rua Pompílio de Albuquerque), e o campo de futebol na rua Dois de Fevereiro, esquina com Borja Reis. Já o campo de futebol do Violeta ficava na rua Violeta, onde hoje está o Conjunto Residencial, próximo à Praça do Pedágio da Linha Amarela.
No meu tempo, a rivalidade era entre o Palestra F. C. e o Conceição F. C.
Mas o Conceição F.C. foi o que mais se destacou, talvez por ter melhor infra-estrutura e organização. A origem de seu nome se deve ao fato de sua fundação ter ocorrido no dia oito de dezembro, dia de N. S. da Conceição.
Durante muitos anos ele funcionou numa sede modesta localizada na Travessa Soares Pereira, enquanto o campo de futebol ficava na rua Fontoura Chaves em parte de um terreno da Light e parte cedida por um morador. A sede que hoje parece abandonada, ainda pertence ao clube, que, há muito, não tem atividade social. Mas nos anos 50 recebia uma freqüência diária muito intensa, com jogos de salão como sinuca, tênis de mesa e outros. Era, também, o ponto de encontro dos jovens da região. Nos fins de semana havia seções de cinema e bailes sociais.

ÁGUA MINERAL JÁ FOI ÁREA DE LAZER
Nos anos quarenta e cinqüenta, o Parque da Água Mineral Santa Cruz só perdia para a Quinta da Boa Vista em tamanho. Famílias de toda a região passavam o domingo em seus jardins e bosques, usufruindo um agradável convívio com a natureza, onde não faltavam cachoeiras e recantos próprios para o pic-nic.
Todos levavam garrafas e garrafões que enchiam na volta do passeio levando para casa a água famosa por suas propriedades medicinais.
Lamentavelmente, o parque fechou suas portas devido à falta de segurança e o abuso de freqüentadores que quebravam plantas e deixavam o local cheio de lixo.
O proprietário da Água Mineral, Dr. Alberto, me disse certa vez - quando reclamei pelo fechamento da área - que se a prefeitura se encarregasse de manter a limpeza do local e a polícia garantisse a segurança, ele nada teria contra o passeio das famílias,
nos fins de semana.

OCUPAÇÂO DO BAIRRO

Os primeiros registros de ocupação são de 1917, promovendo-se mais tarde o Jardim Água Santa que se estima tenha ocorrido por volta de 1946. De lá para cá, a região foi se desenvolvendo na esteira do crescimento do Grande Méier.

A área foi cortada pela Linha Amarela, o que mudou sobremaneira a paisagem, inaugurada em 1997.  Lá se encontra o pedágio da linha amarela e o túnel da Covanca, um dos maiores do mundo com pouco mais de 2 km.  Lá também está localizado o presídio Ary Franco. O Presídio Ary Franco, inaugurado em 1974, não chegou a ser um empecilho para o progresso do bairro, apesar de haver frequentes fugas de detentos. Recentemente esteve sob detenção neste presídio o conhecido cantor de pagode Belo. O bairro conta com uma escola da rede publica municipal: Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima localizada na rua Violeta ao lado do presido Ary Franco.




5 comentários:

  1. manero parabens patricia pela sua imfluencia com seus alunos foi munto legal conhercer vc bjos.anonimo
    sua melhor aluna

    ResponderExcluir
  2. Ih...anônimo demais. Não posso nem responder, mas acho que sei quem é....bjs

    ResponderExcluir
  3. As informações acima foram retiradas do site : http://onossobairro.com.br/

    Vale a pena conhecer o site!!! Clique em "Histórias do Nosso Bairro".

    ResponderExcluir
  4. Patricia,
    Muito Bacana sua página com histórias da Água Santa. Morei lá na década de 80 e parecia uma cidade do interior (o que julgo ser muito bom). Fui aluno da "Brigadeiro" de 82 a 86 (quando havia apenas o prédio principal e a quadra) e assisti a construção do auditório e das salas ao lado do prédio (que abrigavam dentre outras coisas a "Sala da Banda" do saudoso Prof. Manuel)... Nossa, minha memória me transportou para bem longe agora... :)
    Eu estava pronto para indicar o Blog do meu pai, mas acabo de ler na seu 1o comentário que você já o conhece...

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pela visita ! Entrei em contato com seu pai por e-mail, ele foi muito atencioso. Farei contato novamente para que ele veja o resultado final do trabalho...Deixe seu contato de e-mail e nome.

    ResponderExcluir